Teatro e Cinema
Orlando, de Paul Preciado, tem pré-estreia na Mostra da Diversidade no Cine Satyros Bijou
Filme celebra trajetória trans em um manifesto cinematográfico único e promove debate com especialistas após a exibição
A obra cinematográfica “Orlando – Minha Biografia Política“, dirigida pelo filósofo e ativista trans Paul B. Preciado, terá sua pré-estreia no próximo dia 12 de dezembro, quinta-feira, às 20h, no Cine Satyros Bijou, como parte da Mostra da Diversidade do Novo Cinema Brasileiro. O filme é um manifesto artístico e histórico que combina autobiografia, documentário e adaptação literária, inspirado no clássico romance “Orlando“, de Virginia Woolf.
A narrativa reimagina o personagem Orlando em um contexto contemporâneo, trazendo à tela 25 pessoas trans e não binárias que interpretam o protagonista enquanto narram suas próprias histórias. O documentário explora as múltiplas facetas da vivência trans, alternando entre relatos atuais e memórias históricas, criando um retrato íntimo e coletivo.
Após a exibição, haverá um debate aberto ao público com especialistas e ativistas trans, incluindo a psicanalista e cineasta Heidi Tabacof; a diretora e dramaturga Morgana Olívia Manfrim; e o cenógrafo e artista visual Max Ruan, que compartilharão reflexões sobre a obra e o universo trans.

*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.
**É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Cosmopolitam sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.
Fique por dentro!
-
Carnaval4 meses atrásJojo Todynho brinda os 40 anos de Douglas Pereira em dia de festa no Rio
-
Interior5 meses atrásEquipe de marketing do Pré-Caju realiza ação de divulgação no Fortal 2025
-
Carnaval4 meses atrásFabi Frota é a nova Musa da Escola de Samba Colorado do Brás para o Carnaval 2026
-
Kids & Teens5 meses atrásJuju Teófilo é destaque em experiência olfativa promovida por Ana Castela
-
Kids & Teens3 meses atrásJoão Vitor faz estreia na telinha em minissérie inédita do SBT
-
Televisão & Novela4 meses atrásRodrigo Faro surpreende na Dança dos Famosos ao revelar uso de enchimento na cueca
-
Televisão & Novela5 meses atrásManu Bahtidão é confirmada em nova temporada do Dança dos Famosos
-
Kids & Teens2 meses atrásMaria Melilo e Dicesar encantam 100 crianças em ação social no Dia das Crianças

