Brasileira radicada no Japão desde 2016, Alice começou a fazer aula de canto aos 7 anos de idade, aos 11 começou a tocar violão e aos 14 começou a cantar profissionalmente. No dia 25 de maio, agora com 25 anos, a cantora lança nas principais plataformas digitais o segundo EP de sua carreira: RIO, ao lado de feras da música como Max Viana e Renato Iwai e da gravadora japonesa Virgin Music Japan. Alice apresenta, com uma voz suave e potente, uma mistura inusitada entre o jazz e a bossa nova de Tom Jobim e João Gilberto, tão conhecida e prestigiada no Japão, com a música urbana.
Gravado no estúdio Fibra, no Rio, com produção musical de Max Viana e Renato Iwai, fundador da produtora e estúdio musical em Tóquio City Bossa Space, o EP transmite o calor e a alegria do verão carioca, presente na memória afetiva da cantora. “RIO pra mim é a concretização da conexão Brasil e Japão na minha carreira e a comemoração de um ano trabalhando como ALICE no city bossa. Foi uma experiência inesquecível gravar com músicos que eu cresci ouvindo, no Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa”, entrega ALICE.
Não é novidade o impacto que a música brasileira tem no exterior. No Japão a Bossa Nova obteve uma repercussão muito grande através do cantor e compositor João Gilberto. O fato de ter como parceira a gravadora japonesa Virgin Music Japan no lançamento de um disco inteiramente cantado em português é a confirmação de como a música brasileira tem influência mundial e como os artistas brasileiros têm abertura e alcance no mercado global. “Sou muito grata pela confiança da gravadora no nosso trabalho e espero estar criando um movimento e abrindo espaço para mais artistas brasileiros trabalharem com grandes gravadoras aqui no Japão. O que eu sinto é que o povo japonês ama a nossa música e recebe a nossa arte de braços abertos.”
Dentre as seis faixas presentes em “RIO”, destaca-se a composição inédita “Desajeito”, primeira parceria entre Alice, Renato Iwai e Elias Thiago, um divisor de águas na carreira de ALICE. “Foi a primeira música que fizemos juntos. Foi a partir dessa música que nós começamos a nos aproximar e ter as primeiras ideias do que seria a minha carreira como artista”, define a cantora.
O álbum traz ainda homenagens a seus grandes ídolos: “Queixa”, de Caetano Veloso, “Por causa de você, menina”, de Jorge Ben Jor, “Nereci”, de Djavan. “O Max Viana escolheu essas músicas com o Renato Iwai quando estávamos no Brasil. Pra mim é até hoje o maior desafio. O sentimento de cantar, rearranjar músicas de artistas que são nossos ídolos, é algo imensurável”.
O EP traz também conta com duas versões de “Brazil”, música cantada em português, inglês, que ganhou mixagem do DJ Rinzo, do Japão. “Queríamos fazer uma música com palavras simples e verdadeiras, que o sentimento da letra fosse verdadeiro e universal, que dialogasse com pessoas de outros países”, conta ALICE.
“RIO” conta com a participação de músicos consagrados no Brasil, como o Jota Moraes no Xilofone, Pretinho da Serrinha no cavaco, Vanderlei Silva na percussão e o próprio Max Viana na guitarra.
** Este texto pode não refletir necessariamente, a opinião do EGOBrazil, sendo assim de responsabilidade do contratante.
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos? Acesse também nosso instagram.com/egobrazil
Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você um conteúdo profissional, enviando sua sugestão de pauta para nosso email contato@egobrazil.com